-
Arquitetos: Ho Khue Architects
- Área: 1600 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Hiroyuki Oki
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Exposições de Arte Son Tra funciona tanto como um espaço público quanto como um novo ícone cultural. O projeto foi concebido como um parque elevado e espaço de exposição. É como um "pássaro de asas verdes" planando sobre o complexo esportivo central, combinando natureza e arte no coração da cidade vietnamita. Seu design multifuncional é perfeito para enquadrar fotografias e criar memórias.
O Comitê Popular do distrito de Son Tra contratou Ho Khue Architects para projetar um centro de exposições que preservasse e exibisse a arte local, ao mesmo tempo em que servisse como um vibrante centro para artistas da região se conectarem. Dentro do extenso complexo esportivo, a equipe de projeto reinventou o conceito de espaço público. Os visitantes experimentam uma sensação de euforia ao explorar um jardim elevado acima da cidade e caminhar por uma ponte sinuosa que parece flutuar entre as copas das árvores. Ao contemplar as vistas panorâmicas do rio Han ao pôr do sol, cria-se uma experiência romântica e bela. Este cenário de jardim elevado transforma o projeto em um lugar de deleite, convidando tanto os locais quanto os visitantes a se reconectar com a natureza e a cultura em um ambiente único. Ele proporciona inúmeras selfies, além de ser um lugar meditativo para relaxar e descontrair.
Espaços de exposição tradicionais costumam aderir a formas simples e geométricas. Mas devem sempre ser assim? Em contraste com a formalidade que caracteriza os edifícios públicos no Vietnã, a equipe de projeto pretendia injetar uma nova e vibrante expressão arquitetônica no entorno da cidade. O projeto foi inspirado na imagem de uma gaivota, que é uma ave familiar entre os habitantes costeiros do distrito de Son Tra, onde o projeto está localizado. Essa ideia foi concretizada com uma faixa de concreto fluida e multifuncional que atravessa todo o espaço, criando a forma e a estrutura do pavilhão. Há um fluxo contínuo que inclui também o centro esportivo. Os pilares especialmente projetados desempenham muitas funções. Este elemento arquitetônico serve a uma variedade de papéis, incluindo a transição sem esforço de um teto para uma parede ou de uma marquise de entrada para degraus que levam à cobertura. Este desenho adaptável incorpora o espírito de liberdade e fluidez, reimaginando um espaço de exposição pública.
A cobertura do pavilhão foi planejada como um parque com diferentes níveis, resultando em uma paisagem dinâmica que convida à exploração. Isso cria amplas áreas abaixo para uso público. Diferentes camadas de paisagens criam espaços externos distintos para recreação, caminhadas e passeios turísticos. Essa combinação de espaço de exposição e parque elevado combina arte e comunidade em um cenário natural acolhedor.
Uma ampla variedade de espécies de plantas e árvores nativas foi cuidadosamente escolhida para garantir o crescimento dos espaços verdes no ambiente difícil do centro do Vietnã. As vegetações foram escolhidas com cuidado para que, à medida que as árvores se desenvolvam, sua sombra não impeça o crescimento de grama natural nos caminhos que levam ao parque na cobertura. Para sustentar o telhado verde com forte inclinação e evitar a erosão do solo durante chuvas intensas, a equipe de paisagismo da Ho Khue Architects utilizou uma estratégia em terraços comparável à agricultura em montanhas. Essa abordagem protege a inclinação da cobertura, resultando em uma paisagem exuberante e duradoura que se mistura com o entorno. Algumas das áreas mais belas e icônicas do Vietnã são os terraços de alta montanha.
O Centro de Exposições de Arte Son Tra é um local etéreo o qual permite dar asas à imaginação. O design sustentável é tanto estrutural quanto vivo e perdurará nas mentes e fotografias dos visitantes.